Notícias

24 de março de 2020

Informações Covid-19

A epidemia de Covid-19 é uma realidade que está mudando uma série de rotinas de nossas vidas com o objetivo de reduzir a velocidade de contágio e proteger as pessoas mais vulneráveis a essa nova doença.

Essa mudanças trazem grandes impactos em nossas vidas, e esse espaço tem o objetivo de dar algumas orientações a respeito dessa epidemia para nossos pacientes em sua rotina de cuidados de saúde. O objetivo deste texto, que será atualizado conforme necessário, tem como objetivo facilitar o enfrentamento a essa situação. Será apresentado no formato de perguntas e respostas e, caso não encontre a resposta à sua dúvida, entre em contato.

A clínica vai ficar fechada durante o período de epidemia? Não. Estamos funcionando em horário normal para atender aos pacientes que não podem ter seu tratamento interrompido, como no caso de hemodiálise, diálise peritoneal, transplantados, em tratamento imunossupressor ou com insuficiência renal mais avançada.

Como posso entrar em contato com a clínica? Caso precise falar na clínica, nosso atendimento por telefone está acontecendo normalmente. Você pode também mandar e-mail ou mensagem por Whatsapp a qualquer momento.

Preciso de receitas de medicamentos. Como farei? Entre em contato por telefone, e-mail ou mensagem que providenciaremos.

Ouvi dizer que foi liberado atendimento por telemedicina. Posso ser atendido dessa forma? De fato o atendimento em telemedicina foi liberado por meio de portaria emitida pelo Ministério da Saúde, e esse tipo de atendimento permite aumentar a efetividade da quarentena. Nem todas as situações de acompanhamento em saúde são adequados para esse tipo de atendimento. Os casos individuais estão sendo avaliados por nossa equipe médica e estamos atendendo todos os casos possíveis, dando prioridade aos pacientes com situações clínicas que precisam de cuidados mais frequentes.

Existe alguma recomendação especial para pacientes com doença renal crônica em relação a essa epidemia? A Sociedade Brasileira de Nefrologia publicou recentemente recomendações para pacientes com nefrologia, que podem ser encontradas no endereço https://www.sbn.org.br/fileadmin/user_upload/Parecer_Depatamento_de_Nefrologia_Clinica.pdf