Notícias

23 de maio de 2019

Vacina da Gripe

O inverno está chegando e com ele aumentam os casos de gripe.

Felizmente, existe vacina, e estamos no meio da campanha de vacinação para gripe.

Muitas pessoas não tomam a vacina por achar que a vacina em si causa gripe, algo que é um grande engano! A vacina não causa gripe! Na verdade, a vacina é dada na época em que a gripe é mais comum, e pode acontecer de a pessoa já estar infectada quando é vacinada ou então de ter outra infecção que se confunde com a gripe (como um resfriado ou alguma outra infecção viral com sintomas bastante semelhantes).

Sim, a vacina pode ter alguns efeitos colaterais, como um discreto mal-estar e irritação no local da injeção por um período curto de tempo. Reações mais intensas acontecem apenas em casos muito raros ou em pessoas que têm alergia a componentes da vacina.

O fato é que a gripe pode causar grandes problemas a qualquer pessoa, mas causa mais problemas ainda a pessoas com a saúde fragilizada por causa da idade e por problemas crônicos de saúde, como diabetes, doenças pulmonares crônicas (como asma), problemas cardíacos e doenças renais.

Por esse motivo, a não ser que tenham alergias ou alguma contraindicação médica clara, todas as pessoas com problemas renais ou alguma outra das indicações acima devem tomar vacina para gripe.

Se tiver alguma dúvida a respeito, procure seu médico, mas não deixe de se vacinar!