Notícias

20 de janeiro de 2021

Vacinas para Covid-19

Diversos pacientes têm ligado questionando se devem ou podem ser vacinados para Covid-19.

Esta é uma dúvida muito comum, dadas as discussões abundantes a respeito da velocidade inédita do desenvolvimento de vacinas para esta doença, bem como o surgimento de vacinas com tecnologias nunca usadas anteriormente em seres humanos, como as vacinas de RNA da Pfizer e da Moderna, as quais não estão disponíveis no Brasil neste momento.

As vacinas já disponíveis no Brasil, por sua vez, são baseadas em tecnologias já bastante usadas em outras vacinas usadas regularmente em seres humanos, com perfil de segurança muito bem definido.

Em pessoas com problemas renais as dúvidas se acumulam, pois fazem parte da população de maior risco para desenvolvimento de complicações relacionadas à Covid-19, mas que também têm restrição ao uso de diversos medicamentos diferentes.

Esclarecemos que as duas vacinas liberadas até o momento no Brasil foram consideradas seguras. Embora não saibamos ainda a respeito da segurança a longo prazo das mesmas, consideramos mais seguro e prudente que sejam tomadas assim que possível, dado o risco de complicações associadas ao contágio por Covid-19, particularmente em pessoas com problemas renais.

Essa recomendação também se aplica a pacientes transplantados renais. Neste caso específico, as recomendações da Sociedade Brasileira de Nefrologia, com mais detalhes, podem ser consultadas.